Search
  • Pousada Jardim Secreto

7 curiosidades sobre Gramado que provavelmente você não sabia


Olá Viajante! Tudo bem?

Todo mundo que já visitou Gramado acabou voltando pra casa conhecendo muito mais sobre a cidade. Mesmo assim, sempre sobram alguns detalhes e curiosidades que nem sempre é possível conhecer em uma só viagem.

Isso acontece porque Gramado é uma cidade que você sempre tem algo a conhecer, e a prova disso está no texto de hoje. Por mais que você já conheça a cidade, tenho certeza que vai encontrar alguma curiosidade sobre Gramado que você ainda não sabia.

E aí viajante, pronto para conhecer as curiosidades de Gramado? Então confira abaixo o texto com


1 – A origem do nome

Uma das hipóteses mais aceitas sobre a origem do nome de Gramado é a de que o local, que hoje pertence à cidade, servia de passagem para os tropeiros que cuidavam do gado Serra afora.

Quando eles chegavam neste ponto onde hoje é a cidade, os tropeiros encontravam um grande campo com mata verde, e ali mesmo paravam para descansar e repor as energias. Acredita-se então que esse campo verde originou o nome da cidade, afinal, ali nada mais era do que um grande e bonito gramado.


2 – Independência ou morte

Por um bom tempo Gramado foi apenas um distrito da cidade de Taquara.

Isso chegou ao fim em 15 de dezembro de 1954, quando por força da Lei Estadual Nº 2.522 o distrito tornou-se um município independente.

O aniversário da cidade é comemorado em 15 de dezembro, data em que a Lei de Emancipação entrou em vigor.

*A imagem ilustrativa acima é do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. Faz referência à independência do Brasil, não de Gramado.


3 – A simbologia do Brasão da cidade

O brasão da cidade de Gramado foi criado pelo historiador e escritor Walter Spalding, seguindo o estilo português.

No interior do Escudo são encontrados: O Vale do Quilombo, representando os atrativos turísticos; Um pinheiro e 3 andorinhas, representando a vocação turística do povo; Uma casa de 3 pisos, representando a hospitalidade; Instrumentos de trabalho, representando o trabalho e a riqueza da cidade.

Sobre o Escudo podemos ver um castelo de 3 torres com as portas abertas, representando o portal da cidade. Sob o Escudo é encontrada uma tarja com a frase “Gramado, Jardim das Hortênsias”, identificando a cidade. Ao redor do Escudo existem algumas Hortênsias, a flor símbolo da região.


4 – Colonização tripla

A Cidade de Gramado foi colonizada principalmente por três culturas diferentes: alemã, italiana e portuguesa.

Essa colonização iniciou em 1873 com a chegada dos imigrantes lusos. Logo depois vieram os imigrantes alemães e italianos, vindos da cidade vizinha Caxias do Sul.

Toda essa diversidade cultural ajudou a firmar na cidade de Gramado uma imagem de um povo receptivo e muito hospitaleiro, deixando esse lugar ainda mais encantador.

Quer saber mais sobre a colonização de Gramado? Então acesse nosso outro post sobre a Praça das Etnias! Ele te ensina como conhecer as raízes de Gramado sem sair do centro da cidade.


5 – Lago Negro: Das cinzas ao verde

Antigamente o local era chamado na verdade de Vale do Bom Retiro, e também era propriedade da família Bier. Conta a história que em 1942 o local foi devastado por um incêndio que queimou a maior parte de sua vegetação, deixando uma grande lacuna por ali.

Anos mais tarde, Leopoldo Rosenfeldt – considerado o Pioneiro do Turismo de Gramado – teve a grande ideia de aproveitar aquela lacuna para criar um lago. Com a ajuda dos moradores locais ele abriu uma fenda próxima a uma vertente, e então, a natureza se encarregou do resto.

Para deixar o lago com uma “cara europeia” foram importadas árvores da Alemanha, diretamente da Floresta Negra. Exatamente por isso que hoje o lago é chamado de Lago Negro.


6 – Igreja Matriz São Pedro: A capela que virou matriz

A Igreja Matriz São Pedro, uma das maiores demonstrações da fé gramadense, foi construída originalmente como uma capela de madeira em 1917.

A construção da Igreja iniciou apenas em 1943, e levou cerca de 8 anos e 72 mil pedras basálticas para ficar pronta. Depois de pronta, foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1942, exatamente no do dia de São Pedro, o padroeiro da cidade.


7 – Trânsito de outro mundo

Caso você esteja pensando não, em Gramado não circulam naves espaciais. O trânsito da cidade é considerado de outro mundo porque é realmente fora do comum, deixando a comparação com a Europa inevitável.

Para você ter uma ideia, aqui a maioria dos motoristas se respeitam e também respeitam os pedestres. Isso fica bem claro em um aspecto: Em Gramado, 99,9% dos motoristas param na faixa de pedestres.

Outra coisa que chama bastante atenção é que Gramado não possui semáforos. Você pode estar pensando: “Nossa, então deve ser um caos na cidade.” Muito pelo contrário! Na grande maioria do tempo você consegue transitar tranquilamente, sem aquele stress de cidade grande. Dizem até que uma vez foi implantado um semáforo na cidade, mas veja a ironia: Ele teria sido retirado porque estava causando muito trânsito!

Claro que essas são só algumas das diversas curiosidades que a cidade de Gramado possui.

3 views

CONTATO

Tel: (54) 981642110

Rua F.G. Bier, 110. Gramado - RS.

WhatsApp: (54)  981642110

© Desde 2010 atendendo com           Pousada Jardim Secreto Gramado

  • Black TripAdvisor Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon