Search
  • Pousada Jardim Secreto

5 praças de Gramado que você não pode deixar de conhecer


Olá viajante! Tudo bem?

Gramado é uma cidade mágica que possui uma natureza encantadora, capaz de encher os olhos de todos seus visitantes.

Aqui as paisagens se manifestam de várias maneiras, e uma delas é em forma de praças, um prato cheio para quem adora apreciar a natureza.

As Praças de Gramado são ótimas opções de passeio, pois todas possuem fácil acesso, estimulando uma boa caminhada. Nelas, além de tirar ótimas fotos, você também pode conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

Preparado pro passeio viajante? Então confira abaixo as


5 praças de Gramado que você não pode deixar de conhecer


1 – Praça das Mães

Para os visitantes que chegam via Canela a Praça das Mães é uma das primeiras atrações encontradas em Gramado.

Pelos belos jardins da praça você encontra bancos, um carvalho-europeu simbolizando o respeito pela vida e pela história de Gramado– e um monumento em homenagem aos primeiros habitantes de Gramado, os índios Caingangues. A estátua de uma mulher amparando seu filho no colo representa a primeira mãe a viver na cidade, por isso o nome da praça.

Bem próximo ao local é possível encontrar diversos restaurantes, como El Fuego, Di Paolo, Holiday Gourmet e T+ Temakeria.

Serviço:

  • Ingresso: Livre

  • Localização: Borges de Medeiros, 1848, centro, ao lado da Rótula dos Pinheiros.


2 – Praça das Etnias

Você sabia que pode conhecer as raízes de Gramado sem sair do centro da cidade? Sim, é isso que você faz na Praça das Etnias!

A praça recebe esse nome em homenagem às três culturas colonizadoras de Gramado: Portuguesa, alemã e italiana. No local você encontra uma casa temática de cada cultura, explicando um pouco mais sobre os colonizadores.

Quer saber mais sobre a Praça das Etnias? Confira nosso outro post!

Conheça as raízes de Gramado sem sair do centro da cidade

Além dos belíssimos jardins e casas temáticas você encontra produtos coloniais, feira orgânica, feira convencional e até pontos de venda de ingressos para passeios.

Ali por perto você encontra diversos restaurantes como Malbec, Cantina Pastasciutta, La divina Foundue, Il Piacere, Tratoria e muito mais.

Serviço:

  • Ingresso: Livre

  • Localização: Borges de Medeiros, 1848, centro, ao lado da estação rodoviária de Gramado.

3 – Praça das rosas

A Praça das Rosas é um verdadeiro tesouro escondido de Gramado, pois, como fica relativamente fora do trajeto comum dos visitantes, muitos acabam nem sabendo de sua existência. Pra você ter uma ideia, até mesmo na internet quase não se encontram registros sobre ela.

Apesar de próxima ao centro a praça é bem tranquila, ideal para uma boa pausa em um dia cheio de passeios. O nome da praça se deve à grande variedade de rosas, flores estas que são as responsáveis por colorir o local.

Próximo ao local é possível encontrar alguns restaurantes como Chateau de La Fondue e Cara de Mau.

Serviço:

  • Ingresso: Livre

  • Localização: R Emilio Sorgetz, centro, próxima à estação rodoviária de Gramado.


4 – Praça Leopoldo Rosenfeldt

A Praça Leopoldo Rosenfeldt é uma das primeiras atrações de Gramado que os visitantes vindos de Taquara encontram. No local, além de belos jardins e alguns bancos, você encontra hasteadas as bandeiras de todos os estados brasileiros, motivo pelo qual ela também acaba sendo conhecida como “Rótula das Bandeiras”.

Além detirar belas fotos pelos jardins você não pode deixar detirar uma foto com o Kikito, o símbolo do Festival de Cinema de Gramado. A réplica quase em tamanho humano do “Deus do Bom Humor” fica a poucos metros da praça.

Quem foi Leopoldo Rosenfeldt?

Leopoldo Rosenfeldt é considerado o “Pioneiro do Turismo de Gramado”. Foi o idealizador dos dois lagos mais importantes de Gramado: O Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier.

Perto dali você encontra alguns restaurantes como Me Gusta, Merlot, e Galeto da Nona Tena.

Serviço:


5 – Praça Major Nicoletti

A Praça Major Nicoletti pode ser considerada como a mais badalada de todas, afinal, está localizada no coração da cidade: Entre a Igreja Matriz São Pedro, Rua Coberta e o Palácio dos Festivais.

Ela foi inaugurada em 1936 e em 2003 foi revitalizada, passando a contar desde então com uma fonte decorada, banheiros públicos, bancos e novos jardins.

Quem foi Major Nicoletti?

Major Nicoletti foi o 1° subintendente do município, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede do povoado desde 17 de janeiro de 1913. No local é possível encontrar um busto de bronze em sua homenagem.

Além de lojas pelos arredores da praça você encontra restaurantes como Divino, Ratatoille, Tarantino e muito mais.

Serviço:

Tenho certeza que você vai querer incluir as praças no seu roteiro da próxima viagem pra Gramado.

2 views

CONTATO

Tel: (54) 981642110

Rua F.G. Bier, 110. Gramado - RS.

WhatsApp: (54)  981642110

© Desde 2010 atendendo com           Pousada Jardim Secreto Gramado

  • Black TripAdvisor Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon